Os nossos objetivos

O principal objetivo do Grãozinho D´Areia é desenvolver um projeto de excelência na área do ensino da 1ª Infância (creche - 12 meses aos 3 anos) e Jardim de Infância (dos 3 aos 6 anos), inovador e diferenciador, que satisfaça as exigentes necessidades diárias de crianças e pais.

Desta forma, os objetivos gerais são os seguintes:
- Estimular o desenvolvimento global da criança respeitando as suas características individuais;
- Desenvolver a expressão e comunicação (expressão motora, plástica e linguagem);
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança numa perspetiva para a cidadania;
- Fomentar a socialização estimulando a integração da criança com o outro e com o meio;
- Criar condições de integração das crianças no grupo;
- Fomentar atividades de grupo como fator de desenvolvimento da socialização;
- Interiorizar as rotinas;
- Desenvolver capacidades de autonomia;
- Promover hábitos de higiene;
- Utilizar as capacidades sensitivas do corpo para o conhecimento dos objetos;
- Desenvolver a linguagem e fomentar o diálogo;
- Estimular a imaginação e a criatividade;
- Utilizar diferentes técnicas de expressão;
- Desenvolver noções de espaço e de tempo;
- Estimular a coordenação visual - motora;
- Desenvolver capacidades motoras globais e finas;
- Descobrir / conhecer pessoas, animais, objetos e o mundo em geral;
- Desenvolver e estimular a atenção e a concentração;
- Estimular a sensibilidade e o respeito pelo outro;
- Incentivar a participação da família;
- Proceder à despistagem da inadaptação, deficiência ou precocidade a fim de promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.

Nesta fase, as mudanças ocorrem muito mais rapidamente que em qualquer outro período da vida, as crianças aprendem experimentando o ambiente através dos sentidos (vendo, ouvindo, saboreando, cheirando e sentindo) e através da interação social durante esta fase, bem como em todas as outras, todas as áreas de desenvolvimento (cognitivo, social, emocional, físico e da linguagem) estão interligadas, as crianças são dependentes dos adultos para satisfazerem as suas necessidades.

Toda a atuação se deve basear no conhecimento das características e necessidades de cada criança e do grupo. Este processo de colaboração com os pais e a comunidade com efeitos na educação das crianças tem ainda consequências no desenvolvimento e na aprendizagem dos adultos que desempenham funções na sua educação, não só os pais e outros parceiros educativos, mas também os/as educadores/as e auxiliares de ação educativa.